3- Processo

Como viste, além de podermos obter diferentes texturas  repetindo e utilizando as diferentes formas de linhas, ou conjuntos de vários pontos, podemos também registar texturas aplicando outros materiais riscadores e outras técnicas como o decalque, a impressão, a fricção ou a construção.

Vamos então, aprender por exemplo como decalcar:

Precisas de lápis de cera, folhas de papel, e objectos que tenham superfícies diferentes , que trouxeste e que apresentem certas rugosidades.

Tudo em ordem? Vamos lá então!

Coloca por baixo da tua folha de papel ( que pode ter formato A3 ou A4), os objectos que tenham mais rugosidades em cima (utiliza o teu tacto!) .

Fricciona ,o lápis de cera sobre o papel e verás que a superfície que está por baixo marca a sua textura produzindo efeitos com interesse. Experimenta com outra cor…… e então que tal?

              

E para imprimir?

Precisas de : guache, pincel, azulejo, folhas de papel , do formato que quiseres , ( frutos, folhas, cordas…), pano, protecção da mesa de trabalho, e o frasquinho conta gotas com água.

Agora preparas  o guache ( que deve ficar espesso), com uma cor à tua vontade , usando como suporte o azulejo. Com o pincel embebemos de tinta o que queremos imprimir e fazendo pressão imprimimos sobre a folha de papel.

Sempre que queiras imprimir, precisas de pôr tinta novamente ….. e repetir o processo…repara que imprimir é carimbar….

 


 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: